Projeto de Sustentabilidade e Redução de Impactos Ambientais no RPPS

Objetivo: Reduzir os impactos ambientais do RPPS, promovendo práticas sustentáveis de forma simples e eficiente.

1. ITAPEVI SEM PAPEL

Status: Sistema já implementado e em operação. Redução de até 90% no uso de papel, graças à digitalização de formulários e solicitações.
Próximos Passos: Expandir para novos processos administrativos e incentivar ainda mais a adesão dos servidores.

2. Fundo Sustentável

• Status: Fundo voltado para empresas com práticas sustentáveis já está em funcionamento.
• Valor Investido: R$ 18 milhões, alocados no fundo Santander Ethical Sustentabilidade Special IS FIC Ações, que investe em empresas comprometidas com a sustentabilidade e práticas éticas.
Próximos Passos: Continuar priorizando empresas com compromissos com a sustentabilidade, como uso de energias renováveis e gestão de resíduos.

3. Eficiência no Uso de Energia e Água

Status: Ações de redução de consumo já foram iniciadas. Servidores são conscientizados a apagar luzes e a usar ar condicionado apenas em ambientes acima de 26°C.
Próximos Passos: Instalar sensores de presença para reduzir ainda mais o uso de energia e expandir a educação sobre a economia de água.

4. Reaproveitamento de Água da Chuva

Status: Sistema de captação de água de chuva já está em funcionamento, sendo utilizado para irrigação de jardins e limpeza de áreas externas.
Próximos Passos: Ampliar o uso dessa água para outros fins não potáveis dentro do RPPS, como na lavagem de equipamentos.

5. Gestão de Resíduos

Status: Sistema de coleta seletiva já está em vigor, com separação de materiais recicláveis como papel, plástico e vidro.
Próximos Passos: Incentivar ainda mais a redução de plásticos, oferecendo alternativas como copos reutilizáveis e material biodegradável.